10 Passos para criar uma campanha de vendas online de sucesso

10 passos para uma campanha de vendas online de sucesso

Atualmente, cada vez mais empreendedores estão apostando em estratégias digitais para conseguir potencializar as vendas de seus negócios. Um dos grandes desafios tem sido criar uma campanha de vendas online de sucesso, já que com a evolução desse meio, realmente ficou indispensável investir e realizar ações online diferenciadas para se destacar.

Custo, presença de clientes potenciais e qualificados nas redes, análise e mensuração precisa das métricas e dos resultados, são algumas das vantagens oferecidas, em uma campanha de vendas online.

Mas com tantas informações, o processo para criar uma Campanha de Vendas Online acaba sendo complexo e exige conhecimentos específicos para sua estruturação. Entendimento sobre mercados variados, ferramentas de marketing digital, planejamento, sites e plataformas, vendas online, entre diversos outros fatores, são alguns dos requisitos necessários para alcançar uma campanha de sucesso.

Com tudo isso, é notável que a estruturação de uma campanha desse tipo não é nada fácil e nem simples de se fazer, e para ajudar o seu entendimento, vamos mostrar 10 Passos para criar uma campanha de vendas online de sucesso. Confira:

1 – Definir os Objetivos: Primeiramente defina os objetivos principais que deseja alcançar com a campanha. O objetivo pode ser: aumentar vendas de determinado produto/ serviço, aumentar a porcentagem de lucro, elevar as vendas de determinada categoria e assim por diante.

2 – Definir as Metas: Fazendo um detalhamento dos objetivos principais, a definição das metas de curto, médio e longo prazo a serem atingidas estará estruturada. Alguns exemplos são: adquirir novos leads e clientes qualificados, aumentar o número de pedidos de determinado produto, alcançar um número ideal de vendas e um retorno de investimento até tal data, dentre outros.

3 – Definir Regras: Deixe bem claro as regras que serão usadas como base antes de iniciar suas ações. Será permitido descontos, terá bônus, parcelamento do pagamento? Essas e muitas outras questões podem surgir e precisam ser estabelecidas antes de iniciar a campanha, de acordo com cada produto ou serviço.

4 – Estabelecer período de duração: Defina um cronograma para sua campanha. Ele irá ajudar a lembrar e basear todas as atividades que deverão ser realizadas no tempo certo. Subdivida este cronograma da forma que for necessário, permitindo criar um planejamento mais detalhado e fácil de ser seguido.

5 – Definir um tema: Com um tema definido, será mais fácil trabalhar uma linha criativa para a campanha. Os temas podem ser de imensa variedade de acordo com que se encaixam em cada tipo de negócio e campanha.

6 – Definir equipe: Determine a formação e divida as funções de sua equipe. Organize setores para ter eficiência máxima quando realizar cada tarefa. Dentro desse passo, ainda pode ser definido premiações para manter a equipe motivada e com com foco no objetivo comum.

7 – Desenhar estratégias: Esse é o estágio de especificar todas as estratégias que serão aplicadas. Escolhendo as ferramentas e soluções certas e aplicando-as de maneira adequada, o caminho para uma Campanha de Vendas Online de sucesso será muito mais assertivo. Alguns tipos de estratégias online são:

  • Redes Sociais;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Anúncios Online;
  • SEO;
  • Ferramentas de Análise (analytics).

10 passos para uma campanha de vendas online de sucesso8 – Implementar ações: Fase onde todas as ações serão implementadas efetivamente (exceto se houverem ações pontuais para períodos específicos). Criação e execução de campanhas, landing pages (páginas de destino), ferramentas e plataformas de integração e de captura de leads, criação de todos componentes para estruturar as campanhas (recursos gráficos e anúncios), segmentações de público, são alguns dos exemplos que fazem parte desse passo. Esse ponto é mais complexo e depende de conhecimento específico, por isso é fundamental contar com o apoio de uma agência especializada.

9 – Mensurar os dados: É hora de analisar as métricas e os resultados. Avalie todas as métricas que julgar necessária para avaliar o desempenho da campanha. A ferramenta mais comum para realizar esse processo é o Google Analytics e as próprias ferramentas de gerenciamento dos anúncios, como o Google Adwords e o Facebook Ads. Lembrando que há diversas ferramentas e plataformas além dessas.

10 – Revisar e Readequar: Após uma análise bem detalhada, é hora da revisão de ações e estratégias que não alcançaram desempenho satisfatório. Revise todos os pontos e depois disso, readeque o que for necessário visando sempre as metas e objetivos da campanha.

Estes foram alguns passos para a criação de uma Campanha de Vendas Online de sucesso. Seguindo todos esses pontos, você estará pronto para criar uma campanha eficiente e que trará resultados.

Porém é muito importante ressaltar que cada campanha pode variar e ter suas necessidades particulares, assim como os processos para alcançar os resultados desejados.

O mais recomendado a fazer é contar com o auxílio de profissionais experientes, qualificados e especialistas nesse tipo de campanha. Eles poderão ajudar a potencializar sua campanha, desenvolvendo as estratégias e ações mais adequadas para qualquer tipo de empreendimento, minimizando os erros mais comuns.

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