Como aumentar as vendas em seu e-commerce com atendimento personalizado?

Já pensou na possibilidade de aumentar as vendas em seu e-commerce com atendimento personalizado?

Se nunca pensou, está na hora de abrir os seus olhos para esta oportunidade!

Veja, se realizar bom atendimento já abre muitas portas para as empresas, o atendimento personalizado pode fazer toda a diferença. Muito mais que se sentir bem atendido, o cliente se sente único, importante, especial.

Deste modo, garantir que a sua empresa ofereça atendimento personalizado pode impactar na percepção do cliente com a marca, na identificação com a empresa, na publicidade boca a boca e, claro, no faturamento.

Por isso, elaboramos esse artigo com dicas simples que irão ajudar aumentar as vendas em seu e-commerce com atendimento personalizado. Vamos lá?

Oportunidades do atendimento online

Você compraria um produto se tivesse alguma dúvida sobre ele? Dificilmente, não é? Esse motivo gera muitas desistências de compras, principalmente em lojas virtuais, onde o cliente não consegue pegar no produto, observar os detalhes, sentir a textura ou o cheiro em caso de produtos de beleza ou alimentícios, enfim, a dificuldade para mostrar as vantagens e benefícios de um produto para o cliente é muito maior, do que as dificuldades encontradas pelos vendedores de lojas físicas.

Por isso, o atendimento online é fundamental para aumentar as suas taxas de conversão.

Como em uma loja física, onde você realiza o atendimento enquanto o cliente está na loja, interessado pelo seu produto naquele momento, no digital, também é possível estar atento e se antecipar à necessidade do cliente que navega pelo seu site.

Para isso, existem algumas ferramentas que ajudam nesta interação. Neste caso, a visão de uma agência de marketing digital é fundamental para apresentar as opções mais adequadas para o perfil do seu negócio.

Canais de atendimento digital

atendimento com chat onlineVejamos, a seguir, alguns dos canais de atendimento digital mais utilizados:

  • Chat online: O Chat online é uma ferramenta de conversação privada em tempo real. Ao disponibilizar o chat online em seu site, você dá ao cliente a oportunidade de tirar dúvidas enquanto está navegando e, consequentemente, aumenta as chances de expandir a taxa de conversão.

O diferencial desta ferramenta é que é possível acompanhar os usuários que estão navegando no site e abordar o cliente, antes mesmo que ele peça ajuda.

Você pode criar scripts prontos do tipo: “Olá, meu nome é Maria, posso te ajudar?” E antes mesmo do cliente sentir a necessidade de mandar um e-mail ou ligar para sua empresa para fazer alguma pergunta, já vai saber que pode tirar qualquer dúvida online, sem perder tempo.

atendimento via chatbot

  • Chatbots: Como garantir que o seu cliente vai ser atendido imediatamente a qualquer hora do dia? Usando chatbots! O chatbot é um robô programado para interagir com o cliente de forma totalmente automatizada e personalizada, simulando um atendimento humano.

O robô consegue “ler”o que o cliente digita e busca em seu banco de dados a resposta mais apropriada para aquela questão. A grande vantagem desta ferramenta é garantir atendimento a qualquer hora do dia, sem ter que depender de pessoas para isso.

É possível criar regras, onde para cada ação tomada pelo cliente, ele seja direcionado para um link previamente criado por você. Assim, você consegue captar a atenção do cliente e conduzi-lo, de um jeito totalmente automático e estratégico, fazendo com que depois de algumas respostas, ele chegue na página de uma oferta, por exemplo.

atendimento com email marketing

  • Atendimento via e-mail: Existem diversas ferramentas para envio de e-mails marketing personalizados. Mas, muito mais que disparar e-mails automaticamente, essas ferramentas permitem criar estratégias com base no comportamento dos clientes, segmentando o seu público e preparando-o para o momento da compra.

 

Essa estratégia viabiliza o relacionamento com o cliente, através de campanhas específicas de divulgação de produtos ou serviços e até mesmo textos informativos, de forma rápida e eficiente.

Mas vale lembrar, que é importante ter um planejamento para que essa comunicação seja realizada com base no perfil e necessidade do público.

De nada adianta ficar enviando centenas de e-mails que não são do interesse de seu público-alvo. Você irá perder tempo, dinheiro e principalmente o cliente, que ainda nem conquistou.

Diante disso, o desafio é extrair o melhor de cada ferramenta, personalizando cada vez mais o atendimento e gerando melhores resultados. Trabalhando do jeito certo, você verá que é possível aumentar as vendas em seu e-commerce com atendimento personalizado, de um jeito simples, sem ter que investir uma fortuna para isso.

Como melhorar o atendimento de clientes potenciais?

Como melhorar atendimento com campanhas de venda onlineA oportunidade está aí para todos. Sai na frente quem investe em pesquisa, planejamento e comunicação. A pesquisa vai apontar quem, de fato, são os seus clientes potenciais. O planejamento vai mostrar as melhores formas de impactá-lo e a comunicação vai fazer sua empresa efetivamente chegar até eles.

Neste ponto, as campanhas de vendas online são fundamentais para trazer o cliente certo, já que essa segmentação tem relação direta com as suas vendas, concentrando suas estratégias no público que realmente é o seu alvo.

Assim, de um jeito totalmente simples, é possível automatizar processos que proporcionarão o aumento do número de suas vendas, potencializando o que já está dando certo ou corrigindo o que está errado e impactando no crescimento do negócio.

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