Por que usar o Google Shopping?

Porque usar o Google Shopping

O Google Shopping é um tipo de campanha do Google Adwords, exclusivo para lojas virtuais, que exibe seus anúncios no Shopping do Google e nos resultados da rede de pesquisa. O diferencial é a exibição dos anúncios em formato de imagem, como uma espécie de vitrine de produtos, semelhante a disposição de um e-commerce.

O anúncio traz a imagem do produto com os seus diferenciais competitivos como preço, nome da loja e frases promocionais. Não há a necessidade de criar um anúncio para cada item que você vende no site, pois serão selecionados para aparecer os anúncios da lista de produtos extraída de um arquivo .XML (por exemplo produtos.xml).

Anúncio no site UOL
Exemplo de anúncio no site UOL

Os anúncios aparecem na própria página de Pesquisa do Google à direita, separados dos anúncios de texto, em sites parceiros que fornecem espaço para lista de produtos, como os portais da UOL, IG, G1 e muitos outros existentes, além do próprio Google Shopping.

Para conseguir criar os anúncios do Google Shopping é necessário ter uma conta no Google Merchant Center, onde os produtos serão gerenciados, e uma no Google Adwords, onde serão gerenciados seus anúncios e campanhas. Depois basta vincula-las para começar a usar.

As vantagens do Google Shopping

Tela de pesquisa do Google Shopping
Exemplo de resultado de pesquisa com o Google Shopping

Esse tipo de campanha já se tornou uma tendência entre os anunciantes do Google Adwords, pois o principal motivo são os bons resultados obtidos com exibição dos anúncios. Muitas lojas virtuais estão conseguindo obter um bom desempenho em vendas com os anúncios de lista de produtos no Google Shopping. Entenda alguns dos principais motivos a seguir:

  • Informações específicas e valiosas: Os anúncios da lista de produtos exibem informações úteis para o consumidor e que fazem a diferença na hora da decisão da compra. Visualizando essas informações ele consegue comparar as condições em relação a outras lojas e decidir se há interesse de realizar a compra em seu site. Por exemplo, um usuário pesquisa no Google a palavra “tênis”, nos anúncios da lista de produto poderá ver a imagem do tênis, seu modelo, descrição e seu preço, fatores que auxiliam na decisão da compra e que são do interesse do consumidor.
  • Maior tráfego no site: Além de possibilitar um contato instantâneo com a marca, o número de cliques e de impressões (número de vezes que o anúncio é exibido) aumenta significativamente com os anúncios da lista de produtos quando comparados aos anúncios de texto. Pois a frequência de exibição desse formato de anúncio é maior do que os anúncios de texto. O que significa um maior número de internautas navegando em seu site e, como consequência, as possibilidades da realização de uma compra também aumentam. Existem casos onde os anunciantes conseguiram duplicar ou triplicar suas taxas de cliques e impressões com o uso desse tipo de campanha.
  • Facilidade de gerenciar campanhas: Ao invés de definir palavras chaves, esse tipo de anúncio usa os atributos dos produtos que você definir nas configurações do Google Merchant Center para serem exibidos quando houver uma pesquisa relevante. Dessa forma, o estruturamento de campanhas fica mais prático já que os anúncios são pré moldados a partir das característica dos produtos que estão à venda em seu site. E com o Google Adwords é possível criar os grupos de produtos para quais itens em sua loja online desejar e também definir seus lances.

Resultados do Google Shopping

Resultados do Google Shopping

Com isso, conseguimos ver de forma básica o funcionamento dos anúncios da lista de produtos e algumas das vantagens que as campanhas no Google Shopping pode oferecer. Os anúncios feitos terão maior alcance geral, atingindo mais pessoas que possam estar interessadas naqueles produtos que estão pesquisando, então é importante que a criação seja a melhor possível para que as vendas possam ser realizadas.

Assim, também é possível analisar os resultados dos produtos diretamente desses anúncios, podendo definir quais são os melhores itens a serem exibidos, quais categorias conseguem obter maior retorno, encontrar novas oportunidades, entre outros itens.  Dessa forma, cada vez mais ela se torna essencial para os anunciantes do Google Adwords que desejam um melhor desempenho em seus e-commerce.

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Operação Central

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