Twitter

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Um dos sites mais acessados do mundo e conhecido por ser o canal mais rápido de interação com marcas e personalidades, o Twitter é hoje uma rede social que apresenta algumas particularidades que o tornaram um sucesso mundial.

Hoje o Brasil está entre os 5 países com mais acessos ao Twitter e o português já é o terceiro idioma mais falado no microblog.

Características do Twitter

O Twitter permite textos de até 140 caracteres que, na verdade, são mensagens curtas e e altamente propagáveis devido à facilidade e a indução da ferramenta aos compartilhamentos, menções e respostas.

Outro fator muito característico da ferramenta é o uso das hashtags, conhecidas pelo símbolo #. Com elas, é possível pesquisas de temas relacionados e, a partir das hashtags, surgiram os Trending Topics, um ranking dos assuntos mais comentados do dia, que podem ser filtrados por região.

Alguns Termos Utilizados no Twitter

  • Follow = Seguir algum um perfil
  • Followers = Perfis que te seguem
  • Following = Perfis que você segue
  • Mention = Mencionar outro perfil na mensagem
  • RT = Abreviação de Retweet ou compartilhar a mensagem de alguém
  • Unfollow = Deixar de seguir um perfil
  • Tweet = Postagem, a própria mensagem de 140 caracteres
  • TT = Trending Topics, tópicos mais comentados naquele momento

Como fazer negócios pelo Twitter

Muitas empresas pecam na hora de se comunicar com o cliente via Twitter. É importante considerar dois fatores na hora de criar o perfil da sua empresa na ferramenta:

1- Qual linguagem utilizar

Os 140 caracteres propostos pelo Twitter são balizadores para a sua comunicação ser breve e objetiva. O número de caracteres que é próximo da quantidade utilizada no SMS, gerou uma maneira de comunicar própria do microblog, onde a mensagem é transmitida clara e rapidamente com ou sem o auxílio de imagens.

Anos atrás era comum as empresas replicarem na ferramenta a comunicação enviada para o Facebook por meio de um aplicativo, porém essa prática se tornou inviável, pois o Twitter, mais do que nunca, tem sua própria identidade e uma enorme quantidade de usuários que anseiam por marcas realmente preocupadas em interação e falar sua própria língua.

2- Velocidade da Interação

É provável que apenas parte do seu público esteja no microblog, diferentemente dos usuários do Facebook, o internauta do Twitter costuma ser mais impaciente e imediatista, como já é rotineiro na plataforma. Em função disso, os memes surgem primeiro na ferramenta e, consequentemente, perdem o efeito viral mais rápido. Esteja sempre pronto para comunicar na hora certa. Outro ponto que sua marca nunca deve descuidar é o tempo de resposta para as interações com os usuários, esse quesito é fundamental para evitar ou gerenciar crises.

Se você quer profissionalizar a comunicação da sua empresa através do Twitter, fale com a Agência Lab através do formulário abaixo para a melhor estratégia:
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