Aquisição x Fidelidade de Clientes

Aquisição x Fidelidade

Quando uma empresa nova entra no mercado, o foco inicial é atrair o maior número de clientes possível para conhecer sua marca e seus produtos ou serviços, para que ela possa crescer e gerar resultados para seus donos. Infelizmente, quase metade das empresas atualmente mantém o foco somente na aquisição dos clientes para comprarem seus produtos uma única vez em vez de equilibrarem os seus investimentos com a fidelização e incentivá-los a sempre adquirirem seus produtos.

Com a fidelização dos clientes, as empresas conseguem facilmente a tão conhecida propaganda boca-a-boca de seus produtos, o que é uma forma muito efetiva, sendo quase tão boa quanto ações de marketing em grande escala. Essa forma de propaganda é muito importante, seja para uma empresa de pequeno ou grande porte, pois consegue prender a atenção das pessoas às informações passadas pelos clientes que já compraram. Para ver quais são a vantagens entre Aquisição x Fidelidade, confira abaixo.

Custos da Aquisição x Fidelidade

Custos da Aquisição x Fidelidade

Quando se cria uma campanha de marketing, seja ela na televisão, rádio, jornal ou internet, o investimento financeiro é necessário para ter um bom alcance e direcionamento de clientes. Conquistar um novo cliente significa atender às necessidades dele em seus produtos ou serviços. Nisso, as técnicas de SEO são muito utilizadas para atrair clientes que buscam produtos relacionados às pesquisas.

De forma semelhante, as campanhas no Google Adwords também são para atrair os clientes durante essas pesquisas, além de serem exibidas em banners durante o acesso das páginas da rede de publicidade do Google. Assim, pode-se notar que toda ação de marketing voltada a adquirir novos clientes necessita um valor de investimento.

Por outro lado, quando um cliente já comprou algum produto ou serviço da empresa, ele tem certa objetividade em outros produtos. Assim, uma ação de marketing focada nesse interesse nesse cliente, irá mantê-lo como cliente recorrente de sua marca ou empresa. Com isso, temos o primeiro diferencial entre Aquisição x Fidelização: o custo para que um cliente compre novamente com a empresa chega a ser cinco vezes menor do que realizar campanhas que atraiam um novo cliente.

Porém, ambos os investimentos são válidos, sendo necessário que cada empresa saiba equilibrar os valores a serem investidos em cada área de atuação. Uma empresa pequena, como um comércio de região, concentra a maior parte de seus esforços para atrair clientes novos, enquanto uma empresa ou marca grande, como multinacionais, pode direcionar seus investimentos na fidelização deles.

Aquisição x Fidelidade: vantagens de cada uma

Checklist Aquisição x Fidelidade

Algumas pesquisas realizadas com empresários em várias partes do mundo apontam que os clientes fiéis à uma marca ou empresa tem 65% mais chances de comprar outros produtos da empresa sem nenhum tipo de marketing, enquanto apenas 12% de potenciais clientes comprariam sem essas ações. E mais: os clientes fidelizados estão mais dispostos a comprar lançamentos daquela empresa e a gastarem mais com ela, enquanto que clientes novos são receosos em comprar lançamentos.

A aquisição de novos clientes digitais se dá normalmente pelo próprio website da empresa (90%), ações de e-mail (80%), e participação em redes sociais como Facebook e Twitter (70%). Com isso, podemos notar como a estrutura de marketing é utilizada pelas empresas para atingir possíveis clientes, encontrando oportunidades onde sua empresa pode atuar.

É notável como as Mídias Sociais tornaram a relação empresa-cliente muito mais fácil de ser alcançada, pois as informações e notícias de interesse para o cliente se encontram mais próximas de serem encontradas e possuírem um feedback muito mais rápido. Existe até mesmo um serviço do próprio Facebook, o Facebook Ads, voltado às empresas que querem fazer publicidade no site. Além disso, 80% dos clientes se sentem confortáveis com uma marca se donos ou gerentes participam de redes sociais. Apesar disso, são poucos os empresários que participam ativamente delas, contratando uma equipe especializada em redes sociais para interagir e criar conteúdo.

Com isso, foi verificado que investir na fidelização de clientes, mesmo em baixa proporção, pode trazer retornos significativos para a empresa. Por exemplo, ao transformar 5% dos consumidores totais de sua marca/serviço em clientes fiéis, as vendas podem aumentar entre 10 e 30%, dependendo do ramo de atuação. Obviamente, toda campanha de fidelização de clientes consegue atrair bem mais que apenas 5% de clientes totais, como mencionados acima, indicando as vantagens ganhos maiores conforme a fidelização progride.

Aquisição e Fidelidade: parceiras do SEO

Aquisição e Fidelidade através do Seo

Tanto as ações para Aquisição quanto as de Fidelidade de clientes são importantes para as empresas. Nenhuma delas deve ser deixada de lado em benefício da outra, embora algumas empresas não se preocupem tanto com a fidelização. Isso pode se tornar um problema para essas empresas, pois se não há garantia em chamar a atenção dos clientes que já compraram, porque os clientes comprariam os lançamentos dessa empresa?

Sendo as ações de marketing tão necessárias, as técnicas em SEO podem ajudar em todas elas, tanto para atrair os clientes que procuram pelos produtos ou serviços que sua empresa possui, quanto identificar quais melhores oportunidades que consigam fidelizar os clientes que já compraram algo, transformando a sua empresa em um atrativo cada vez maior para os clientes. Sempre vemos grandes marcas com campanhas criativas, que acabam por atrair cada vez mais fãs.

Seja para atrair novos clientes ou para fidelizar os existentes, entre em contato com a Agência Lab.