Como criar uma campanha no Google Adwords e conseguir seus primeiros resultados

COMO CRIAR UMA CAMPANHA NO GOOGLE ADWORDS

Quando se fala em vendas pela internet a visão mais comum que todos tem sobre o assunto são os links patrocinados, aqueles anúncios que aparecem nas pesquisas do Google. Os links patrocinados são, na verdade, uma versão atualizada das páginas amarelas, muito comuns até meados dos anos 2000.

Ao criar uma campanha de links patrocinados, sua empresa abre um novo canal de vendas, seja para vender produtos diretamente pela internet ou para receber orçamentos via telefone ou e-mail.

Este post tem o objetivo de ensiná-lo a criar uma campanha no Google Adwords de uma maneira bem prática e simples e, assim, já conseguir alcançar os clientes que estão à procura do seu produto ou serviço.

Como Anunciar no Google Adwords

 

1 – Crie uma conta Google para pode acessar a Plataforma do Google Adwords

Para a utilização das soluções e ferramentas do Google você precisa ter uma conta cadastrada, pode ser um simples e-mail GMAIL.

Acesse o o endereço www.gmail.com

Criar uma conta no Gmail

Depois é só preencher o cadastro corretamente para poder utilizar as mais diversas ferramentas do Google.

Acesse a Plataforma do Google Adwords

www.google.com.br/adwords/

Acesse Plataforma Google Adwords

Perceba que tem duas opções para você acessar:

A opção Faça seu Login,  no canto superior direito, é indicada para quem já tem conta criada e acessa frequentemente, a outra é o botão Começar Agora. Porém, se é a primeira vez que você acessa, automaticamente você será direcionado para o mesmo caminho.

Na sequência, efetue o seu login com a conta Google criada no Gmail.

 

Página de Boas Vindas ao Google Adwords

boas-vindas-google-adwords

Ensinarei aqui como fazer a configuração de um modo avançado, basta você clicar em Pular Configuração Guiada, como aponta a seta na imagem na imagem.

 

[Atenção] Configuração de  País / Fuso Horário / Moeda

Configuracao País Fuso-horario e Moeda

Este é um ponto muito importante e precisamos ficar muito atentos na hora de configurar essa etapa, por quê? Porque uma vez configurado não é possível alterar esses dados. Ou seja, muita atenção para não gerar problemas futuros.

 

Ponto importante para saber como criar uma campanha no Google Adwords – Configuração da Forma de Pagamento do Google Adwords

Configuração pagamento Google AdwordsAntes de iniciar a criação de anúncios, é preciso configurar a forma de pagamento (boleto ou cartão de crédito).

No canto superior direito existe um ícone de uma engrenagem, é só clicar nela e, na sequência, em faturamento.

Regiao Faturamento no Google Adwords
Essa seleção é a a escolha do país de origem do faturamento.
Dados Cadastrais para faturamento do Google Adwords
Você pode se cadastrar como pessoa jurídica (empresa) através do CNPJ ou como pessoa física pelo CPF. Isso é para a emissão da nota fiscal.
Contato para recebimento das Informações sobre faturamento.
Este dado você pode cadastrar o e-mail da pessoa responsável pelos pagamentos (depto. financeiro)

 

Formas Existentes de pagamento no Google Adwords

Cartão de Crédito (Pré-Pago)

Forma de pagamento em Cartão de Crédito é a mais rápida para as suas campanhas irem ao ar. Pois o pagamento já é aprovado na hora.

Forma de Pagamento Google Adwords Cartão de Crédito

 

 

Boleto Bancário (Pré-Pago)

Forma de pagamento em Boleto Bancário demora um pouco mais, pois pode levar até 48 horas para a compensação do pagamento, sinceramente nunca levou esse tempo, mas é o que o Google informa e o tempo médio que informamos para os nossos clientes. Nós sempre oferecemos essa opção, pois assim os clientes ficam mais tranquilos sobre quanto será o investimento.

forma-de-pagamento-boleto

Após a escolha da forma de pagamento, selecione a opção de concordar com os Termos e Condições e clique em Concluir inscrição.

concluir-inscricao-pagamento-google-adwords

Depois disso acabou a configuração, né? Não, hahaha! Você precisa agora criar uma ordem de pagamento com o meio de pagamento escolhido.

ordem-de-pagamento-google-adwords
Selecione a opção e depois digite o valor de crédito desejado para incluir na sua conta do Google Adwords

Depois de clicar em Efetuar um pagamento o Google já efetua a confirmação do pagamento caso seja em cartão de crédito e, se for em boleto, já imprimi um boleto bancário com o valor desejado para a impressão ou envio por e-mail.

Boleto Bancário Google Adwords
Pague o boleto o quanto antes para que o crédito fique disponível em sua conta.

Observação: A emissão do boleto sempre é feita com uma data superior ao dia da emissão (mais ou menos 20 dias para frente), porém quando enviamos para os departamentos financeiros das empresas que prestamos serviços eles sempre querem pagar na data do boleto, normal! Pois isso é o que eles fazem de costume, porém explicamos que o crédito só cai na conta após o pagamento ser efetuado.

 

Finalmente vamos saber Como criar uma campanha no Google

criar-sua-primeira-campanha

Após clicar em “Criar sua primeira campanha” nós iremos passar sobre todas as etapas de configuração de uma Campanha do Google Adwords. São elas: Tipo de Campanha; Localização da Veiculação dos Anúncios; Idiomas; Estratégias de Lances; Orçamento; Modo de Exibição e Extensões de Anúncios. Está preparado? Então vamos pra cima…

Tipos Anuncios Google Adwords

Como podemos ver na imagem acima. Coloque o nome de sua  campanha na lacuna. Eu sempre organizo os nomes das campanhas no Google Adwords de acordo com o conteúdo da campanha. Exemplo tenho um loja de vinhos e minha primeira campanha é para vinhos tintos. O nome ficaria: Vinhos Tintos.

Tipo: Você vai perceber que vai aparecer alguns tipos de formatos de campanhas. São eles:

  • Rede de pesquisa com exibição em Display (Melhor oportunidade de Alcançar o maior número de clientes)
  • Apenas rede de pesquisa (Pesquisa do Google e parceiros de pesquisa)
  • Apenas na rede de display (Rede do Google e de sites parceiros)
  • Google Shopping (A melhor maneira de criar anúncios do shopping)
  • Vídeo (Anúncios em vídeos no Youtube e em toda web)
  • Campanha universal para apps (Promova seu aplicativo nas Redes de Pesquisa e Display e no Youtube)

Neste artigo, trataremos apenas Rede de Pesquisa (Aparecer nos resultados de busca do Google – anúncios em texto), deixe a opção “Todos os Recursos” selecionada, assim são liberadas todas as possibilidades e ferramentas para sua campanha. Isso é reconfirmado no próximo passo, com um check-box aceitando a divulgação em mecanismos parceiros do Google.

Dispositivos: “Os anúncios serão exibidos em todos os dispositivos qualificados por padrão.”

Locais: Essa é a parte onde definimos em que região queremos que os nossos anúncios serão exibidos. Isso mesmo, o Google consegue veicular o seu anúncio na região que é de interesse do anunciante. Por exemplo: Você tem uma filial no estado de Minas Gerais, porém todo o administrativo fica em São Paulo, basta você selecionar Minas Gerais na ferramenta.

Locais Anúncios Google Adwords
Você pode selecionar diversas regiões ao mesmo tempo. A ordem hierárquica é País, Estados e Cidades.

Idiomas: Essa é a escolha para o idioma dos sites/navegadores que seus anúncios serão veiculados.

Idiomas Anúncios Google Adowrds
Indico que seja acrescentado o idioma “Inglês” também, pois muitos usuários do Chrome e outros navegadores não trocam o idioma padrão, então cobriríamos também esses usuários.

 

Estratégias de Lance para você saber Como criar uma campanha no Google Adwords

Estratégias de Lance e Método de Exibição Google Adwords

  1. Selecionar a opção de Maximizar Cliques (os lances são focados em trazer o maior número de cliques)
  2. Orçamento Diário é o valor direcionado para ser gasto no dia por campanha. O Google pode ultrapassar esse valor em até 20% do valor estipulado se ele identificar que existem boas possibilidades de cliques
  3. Lance Máximo de CPC (Custo por Clique), valor máximo a ser pago por um clique.
  4. Método de Exibição:
    1. Padrão: O Google fraciona o seu orçamento para exibição uniforme.
    2. Acelerado: Como o nome já diz, o Google acelera a exibição enquanto tiver verba e busca.

 

Extensões de Anúncios

Extensões de Anúncios são informações que agregam ao anúncio, tanto quanto para quem está pesquisando, quanto para otimização no Google e índice de qualidade apara a campanha.

Como o objetivo desse post é ser algo mais rápido e prático, iremos utilizar somente a Extensão de Chamada, pois é simples e fácil de aplicar, para você saber mais informações sobre Extensões de Anúncios, dê uma olhada nesse artigo que traz “Tudo sobre Extensões de Anúncios do Google Adwords.

Extensões de Anúncios Google Adwords Chamada
Clique “+ Novo Número de Telefone” para add o Número da sua empresa que aparecerá nos anúncios.

[Atenção] Não é permitido colocar o número de telefone no Texto do Anúncio, isso poderá ser penalizado pelo Google. Você verá mais sobre isso, logo abaixo.

Você verá da seguinte forma:

Extensões de Anúncios Google Adwords Chamada Aparecendo

Nós pularemos as configurações Avançadas, pois não é o objetivo desde artigo, mas acompanhe nosso blog que você poderá se informar melhor sobre tudo sobre Adwords.

Clique em “SALVAR E CONTINUAR” e vamos criar nosso Grupo de Anúncio e Anúncio  no nosso guia passo-a-passo “Como Criar uma campanha no Google Adwords”.

 

Grupo de Anúncio e Anúncios | Como Criar uma campanha no Google Adwords .

Criação Grupo de Anúncio e Anúncios Google Adwords

 

1 – Grupos de Anúncios

Os grupos de anúncios servem para organizar os contextos dentro de uma campanha. Por exemplo:
Uma loja de tênis vai fazer uma Campanha no Google Adwords para a Marca “NIKE”, porém para ficar de uma forma organizada e com a junções das palavras relacionadas unificadas em um único grupo. Ficaria assim: Campanha NIKE / Grupos de Anúncios: Tênis de Corrida, Tênis de Basquete, Tênis de Skate, Chuteiras. Dentro de cada grupo de anúncio terá as palavras-chave co-relacionadas. Confira o mapa abaixo mostrando a estrutura correta.

[DICA] Use o nome de Grupos de Anúncios para facilitar a organização de palavras-chave

 

2- Anúncios

Os anúncios são a parte visual para o seu consumidor, são as frases chamativas que aparecem no resultado de busca.

Detalhes da criação de anúncios:

  • A – URL Final: O endereço onde o seu cliente vai chegar em seu site.
  • B – Títulos: São as frases principais do seu anúncio.
  • C – Caminho: Antigo “URL de visualização”, é algo somente visual para os clientes, pode ser um endereço fictício.
  • D – Descrição: Abuse da criatividade para expor os diferenciais com chamadas criativas.
  • E – Visualização: Onde você consegue ver como o seu anúncio será mostrado para o seu cliente.

[DICA] Seja criativo e utilize o diferenciais da sua empresas/serviços para destacar o seus anúncios dos seus concorrentes.

 

3 – Palavras-chave

O termo Palavra-chave é o usado para os termos que os clientes procuram pelos seus produtos ou serviços. Essas palavras-chave que ativam o seu anúncio a ser exibido.

Palavras-Chave Google Adwords
O Google já dá algumas dicas de palavras para você adicionar em sua campanha, isso facilita muito.

[DICA] Pense como você efetua pesquisas quando quer comprar alguma coisa.

salvar-anuncios-google-adwords
Agora basta clicar no botão

PRONTO! Agora é só esperar o seu saldo cair na campanha, caso o seu pagamento não tenha sido por cartão de crédito que seu anúncio começará a ser veiculado.

Agora que você sabe Como criar uma campanha no Google Adwords, não perca tempo e corra atrás dos seus resultados, tenho certeza que você conseguirá vender produtos e serviços aplicando estratégias dentro do Google Adwords. Caso precise de ajuda para potencializar suas conversões, por favor entre em contato conosco.