Como funciona uma consultoria em Marketing Digital?

Se você quer mudar suas estratégias e está pensando em investir no digital, mas não sabe por onde começar, precisa entender primeiro como funciona uma Consultoria em Marketing Digital.

Sabia que hoje em dia, ter um negócio fora da internet e não criar ações e estratégias para alavancar suas vendas pode ser decisivo para qualquer empresa.

Veja neste artigo como funciona uma Consultoria em Marketing Digital e tire todas as suas dúvidas.

Primeiramente, o que é Consultoria em Marketing Digital?

A Consultoria em Marketing Digital auxilia empresas e empreendedores que querem utilizar ferramentas online para melhorar o seu negócio, seja para alavancar vendas, atrair novos clientes ou trabalhar sua presença online.

Dentre as estratégias mais importantes que estão relacionadas ao marketing digital está o estudo do público-alvo e o entendimento sobre o seu comportamento e hábitos de consumo.

Todas as estratégias são baseadas nesse estudo, para que as ações sejam direcionadas para o público correto, trazendo mais resultados para a empresa.

Quais são os objetivos de uma Consultoria em Marketing Digital?

  • Diagnosticar possíveis problemas na empresa

O primeiro passo de uma Consultoria em Marketing Digital é analisar e diagnosticar todos os problemas e necessidades que a empresa tem.

O consultor analisa todos os relatórios e resultados dos últimos anos, verifica o que está dando certo ou errado, quais são as oportunidades não exploradas no mercado, os procedimentos de comunicação e marketing, clientes em potencial e recorrentes, etc.

Nesse primeiro momento, é possível colocar em prática algumas melhorias como criar Chamadas para Ação e Landing Pages para captura de cadastro de clientes, por exemplo.

  • Elaborar um planejamento estratégico

Depois de analisar relatórios e fazer um estudo sobre a empresa, os consultores passam a traçar um planejamento estratégico, com ações a curto, médio e longo prazo para serem aplicadas.

Para que o planejamento esteja alinhado com a empresa, o primeiro passo deve ser uma tarefa minuciosa, pois estudar a empresa de maneira errada, fará com que o consultor interprete de uma forma que não é a exata.

Portanto, não omita nenhuma informação relevante que possa interferir nas estratégias.

  • Definir metas e objetivos a longo prazo

Conforme as ações são colocadas em prática e os resultados vão aparecendo, é possível traçar novas metas e objetivos a longo prazo.

O consultor analisa esses resultados iniciais e traça um novo plano de ação com as estratégias que estão com maior potencial de sucesso.

Por exemplo, se a sua empresa não possui uma Lista de Clientes, o consultor vai orientar a criar um produto digital para capturar leads em potencial.

Se você não sabe como fazer isso, nós temos um artigo que pode ajudar a captar clientes pela internet.

Muito empreendedores não conhecem nada sobre Marketing Digital, mas mesmo assim, alguns arriscam e colocam o seu negócio em apuros.

Investem muito e anunciam para uma segmentação errada, acabam perdendo dinheiro e afastando os clientes em potencial.

Por isso, a ajuda de um consultor em Marketing Digital é sua melhor opção, já que ele vai explicar quais são as estratégias corretas e indicadas para o seu negócio.

O que um Consultor em Marketing Digital não faz?

Muitos podem pensar que quando se contrata uma consultoria em marketing digital, o consultor vai estudar, planejar e colocar a mão na massa.

Se você pensou isso, está completamente errado!

Um consultor é especialista em marketing digital e poderia facilmente colocar em prática tudo o que ele te explicou e comprovou com todos os relatórios.

Porém este seria um serviço muito caro, já que você precisaria arcar com todas as despesas de um funcionário contratado ou teria que contratar uma Agência de Marketing Digital.

Mas, veja por outro lado: se caso houvesse algum problema e você precisasse dispensar esse consultor, e não tivesse dinheiro para contratar outro tão cedo, como ficaria o seu negócio?

Você não teria aprendido nada, suas ações ficariam paradas e sua empresa correria o risco de perder todo o investimento que você fez lá no começo dessa jornada.

Por isso que o objetivo da Consultoria em Marketing Digital é analisar a sua empresa, seu público, o mercado, criar estratégias assertivas e elaboradas especificamente para o seu negócio e te ensinar como colocar tudo isso em prática.

Você não precisará ficar dependente do consultor e nem ele, de você. Além disso, as reuniões podem ser feitas por conferência online, o que reduz consideravelmente custos de deslocamento.

Quando você deve contratar uma Consultoria em Marketing Digital?

O momento exato para contratar uma Consultoria em Marketing Digital é aquele quando você quer se comprometer com resultados e já possui uma estrutura mínima para executar as ações propostas pelos consultores.

Entende-se por estrutura mínima uma pequena equipe de marketing (ou apenas um funcionário capacitado para essa função) que poderá ser treinada pelo consultor e que vai colocar em prática todas as estratégias para melhorar o posicionamento da empresa, alavancar vendas, atrair novos clientes, etc.

Além disso, deve-se pensar no orçamento disponível para investir, sem que isso atrapalhe o faturamento da empresa.

Lembre-se que no início, pode até ser um pouco difícil, mas se feito corretamente, vai trazer muitos resultados positivos.

Se, depois de ler este artigo, você se interessou em contratar uma consultoria em marketing digital, entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Os nossos consultores possuem ampla experiência no mercado e podem te auxiliar a melhorar seus resultados em poucos meses.

Não deixe a sua oportunidade passar na frente dos seus olhos! Este é o momento para alavancar suas vendas de uma maneira que você nem imagina.