Como gerar conteúdo de qualidade?

Como gerar conteúdo de qualidade

Quando um site é lançado, espera-se que tenha acessos para o seu conteúdo, que pode ser venda de produtos, serviços ou apenas para visualização. Porém, muitos proprietários de sites não se atentam à simples pergunta: como gerar conteúdo de qualidade para atrair as pessoas para acessarem o site?

Sites que vendem produtos ou serviços costumam focar unicamente na venda dos produtos. Porém, quando um site mantém uma aparência estática, as “novidades” que o site pode oferecer ficam despercebidas. Enquanto isso, sites que têm a produção constante de conteúdo chamam mais a atenção dos visitantes, com maior possibilidade de realizarem vendas. Mas você sabe quais conteúdos são mais relevantes para o seu público?

O que é conteúdo de qualidade?

O que é conteúdo de qualidade?

Quando um site é idealizado para uma vendas online, deve-se levar em conta qual é o produto ou serviço oferecido por ela. Um site de vendas tem uma estrutura diferente de um site institucional, e ambos são diferentes de um site com portfolio de um designer, por exemplo. Assim, é possível entender o ramo do site, e planejar a forma como o conteúdo será utilizado.

Atualmente muitos sites possuem uma seção de blog, para atraírem mais acessos para os próprios produtos ou serviços oferecidos, sendo uma das funcionalidades que influenciam na qualidade de SEO do site. Eles também podem ser externos ao site, utilizando redes sociais como Instagram e Facebook para a publicação de conteúdo, como as redes voltadas a fotos.

O conteúdo desses blogs pode variar conforme o formato do mesmo, variando entre álbuns de fotos, fotos com texto pequeno, longos textos informativos e, até mesmo, download de arquivos. Cada ramo pode ter uma preferência de formato, definindo uma identidade própria ao site para não ser semelhante à outros sites que já existam.

Como gerar conteúdo de qualidade

Gerando conteúdo de qualidade

Em primeiro lugar, o conteúdo de um site deve ser relacionado aos produtos ou serviços que o mesmo oferece aos seus clientes. Quando um site possui um mercado muito amplo, ele possui várias oportunidades de criação de conteúdo; de forma semelhante, uma área de atuação menor dá pouca variação de conteúdo a ser criado.

Em segundo lugar, é recomendável saber o tipo de informação seu público procura, dentro do seu ramo de atividade. Não adianta escrever sobre um assunto, se seu público se interessa por outro totalmente diferente. Saber identificar quais são as oportunidades para a geração de posts, além de ser essencial para os sites que querem focar nas técnicas de SEO, é metade do esforço em criar conteúdo de qualidade e relevante para os seus clientes, para que eles se sintam interessados em ler o conteúdo e compartilhar nas redes sociais.

Em terceiro lugar, é a criação em si do conteúdo. Sempre que se escreve sobre qualquer assunto deve-se demonstrar conhecimento do mesmo, seja através de pesquisa sobre o assunto, conhecimento adquirido por experiência própria ou investigação de campo. Todo o texto deve seguir uma linha linear de raciocínio, para que a informação contida nele não se perca nem confunda o leitor, sempre o estimulando a saber mais sobre o assunto, e adicionando referências discretas aos produtos e serviços oferecidos no site.

A própria construção do texto deve levar em consideração uma escrita propícia às pessoas que vão acessar o conteúdo. Usar gírias quando se trata de jovens é plausível, mas usar uma linguagem formal para o mesmo público transmite a sensação de que o texto não reflete os visitantes do site. Do outro lado, um site mais sério usando uma linguagem mais coloquial dá a entender falta de profissionalismo da empresa. Isso deve ser levado em consideração durante e após a criação do texto, e ser revisado por outras pessoas para encontrar possíveis erros.

Com o texto bem construído, é hora de incrementá-lo utilizando imagens pertinentes. Descrições de eventos, exemplos de produtos ou sinalização de outro assunto podem ser indicados através de uma imagem, para que o texto não fique maçante de ser lido. Muitas vezes, as pessoas se interessam primeiro por imagens ao invés de texto, e imagens que sejam interessantes e chamativas devem ser planejadas para atrair a atenção. Elas podem ser fotos, desenhos ou conjunto de imagens, bastando a própria criatividade dos redatores.

Os vídeos são especiais e podem ser utilizados em locais apropriados. Como os vídeos necessitam do player do navegador do visitante, alguns sites optam por não o utilizar ou evitar o uso, para não prejudicar o conteúdo geral. Porém, o uso de vídeos tem se mostrado muito relevante, unindo de forma prática e rápida o conteúdo daquela postagem no site.

Não sei produzir texto, o que faço?

Não sei produzir texto, o que faço?

Nem todo mundo consegue escrever um texto organizado e relevante. Organizar várias ideias espalhadas em uma sequência coerente pode ser difícil para aqueles que não estão acostumados com a produção de texto. Pode-se notar que crianças e adolescentes têm dificuldades na criação de trabalhos escolares e, até mesmo, universitários podem sofrer durante a criação de conteúdo que seus cursos solicitam.

Por isso, se uma empresa não possui uma pessoa ou equipe própria para a criação de textos, é interessante contratar uma agência de marketing digital especializada na produção de conteúdo. Além do conhecimento que a agência possui, ela também conta com revisores de ortografia e gramática, para assegurar que todos os textos produzidos sejam coerentes e relacionados ao ramo de atuação da empresa, sempre buscando a qualidade deles para ser interessante aos visitantes do site da empresa.