Como melhorar a experiência do usuário no comércio eletrônico?

Como melhorar a experiência do usuário no comércio eletrônico

Diferente de uma loja física onde a experiência do cliente é construída através do relacionamento pessoal, no comércio eletrônico as questões tecnológicas é que são responsáveis em oferecer uma experiência positiva ou negativa para o cliente.

Neste sentido, está nas mãos da empresa trabalhar pontos estratégicos para melhorar a experiência do usuário no comércio eletrônico e fidelizar clientes. Quer saber como? Continue a leitura e descubra!

A importância da experiência

A importância da experiência

É importante lembrar que um bom site não é aquele que tem uma boa aparência estética, isso deve ser considerado um grande diferencial, mas não algo fundamental. Isso porque, o objetivo principal de toda empresa é aumentar as chances de conversão e para isso é preciso cuidar não só da beleza do site, mas sim investir em estratégias que possam garantir o bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Seguindo esta linha, podemos entender a importância de uma boa experiência para os visitantes de seu site. Não adianta nada formular diversas estratégias para o site receber visitas qualificadas, se quando o cliente começar a navegar sentir dificuldades em encontrar produtos, informações sobre a marca ou se irritar com a demora no carregamento das páginas.

Se o objetivo principal é gerar vendas, deve haver uma forte preocupação em manter uma boa arquitetura de navegação e usabilidade funcional para converter efetivamente visitantes em clientes.

Elementos da experiência positiva

Elementos da experiência positiva

Alguns aspectos são fundamentais e fazem toda a diferença na percepção que o cliente terá da sua marca ao acessar seu site. Entre eles, podemos citar:

  • Tempo: Em média um usuário leva de 30 a 45 segundos para decidir continuar a navegar pelo site ou desistir, então sua empresa tem um curto tempo para fazer com que o cliente seja convencido a permanecer no site.
  • Concorrência: Para driblar a concorrência será preciso oferecer muito mais que bons produtos e preço acessível, é preciso entregar um diferencial que nenhum concorrente tenha. Seja criativo!
  • Navegabilidade: O usuário precisa sentir a qualidade do site através de uma navegação rápida e totalmente interativa. Preparar seu site para que ele possa ser acessado por qualquer dispositivo móvel já não é mais um diferencial e sim uma obrigação!
  • Facilidade de uso: O cliente tem que achar tudo que procura de maneira rápida, principalmente na hora de efetuar a compra. Assim, deixe o site bem organizado e principalmente no processo de fechamento da compra, construa passos simples e objetivos para que a compra seja efetuada sem transtornos por qualquer perfil de usuário, desde os mais leigos, até os mais experientes, através de processos curtos.

Dicas para tornar seu site ainda mais atrativo

Dicas para tornar seu site ainda mais atrativo

É possível que sua empresa se diferencie dos concorrentes e para isso basta fazer um trabalho profissional e cuidadoso na construção ou manutenção do seu site. Alguns cuidados e detalhes simples farão com que seu cliente se sinta mais atraído em continuar a navegar pelo seu site e possivelmente indicar sua marca para sua rede de relacionamentos. Vamos lá?

  • Agregue valor: Atenda os prazos de entrega dos pedidos e cumpra o que foi prometido sempre de acordo com o que foi solicitado. Este profissionalismo irá garantir uma ótima credibilidade para seu negócio.
  • Imagens: Sabemos que toda compra é baseada no visual, então explore as imagens para que seu cliente possa conhecer todos os detalhes do produto ou serviço oferecido. Lembre-se de usar imagens de alta qualidade, pois o contrário irá afetar a credibilidade da sua empresa.
  • Conteúdo de qualidade: O cliente precisa conhecer sobre sua empresa e principalmente detalhes dos produtos ou serviços oferecidos. Então capriche nos textos que falem sobre a história da empresa e principalmente os que explicam o funcionamento ou informações técnicas dos produtos.
  • Redes sociais: Insira os botões das suas redes sociais para que o cliente tenha o acesso automaticamente, caso o deseje.
  • Use símbolos: Coloque ícones para facilitar a navegação do usuário, isso fará com que ele tome as ações desejadas rapidamente. Um exemplo simples que podemos falar é o carrinho de compras, este ícone facilita o entendimento de qual parte do processo o cliente está.
  • Dê feedback: Esteja sempre atento para casos em que o cliente faz perguntas, comentários ou reclamações diretamente pelo site e nunca deixe de responder.
  • Personalize as embalagens: Se possível use embalagens personalizadas com seu logo para realizar as entregas. Este cuidado é percebido positivamente pelo cliente.

Aumente suas vendas!

Aumente suas vendas

Nós temos diversas experiências a quais poderemos compartilhar e agregar ao seu negócio. Casos de sucesso de empresas que investiram para melhorar a experiência do usuário em seu site e tiverem um aumento significativo nas vendas.

Para isso é preciso planejamento e ações direcionadas com abordagem técnica de especialistas em marketing digital. Para saber mais, nos colocamos à disposição, conte conosco!