Como saber se sua campanha de Google Ads está funcionando?

Para o cliente chegar até uma empresa é preciso investir na divulgação e uma das maneiras mais rápidas de se fazer isso é através de campanhas de Google Ads. Porém, sabemos que muitos fazem isso e não sentem diferença nos resultados, surgindo assim uma dúvida: como saber se sua campanha de Google Ads está funcionando?

É fato que ao investir no Google Ads, o alcance dos resultados almejados automaticamente serão mais rápidos, porém no meio deste caminho podem surgir algumas dificuldades.

Exatamente por isso que resolvemos criar este artigo para falarmos a respeito das Campanhas de Google Ads e tirar todas as suas dúvidas. Vamos lá?

O que é preciso saber antes de criar uma campanha de Google Ads?

O primeiro passo é conhecer um pouco mais a fundo sobre a plataforma e tudo que ela pode oferecer para o seu negócio. Então, não tenha medo de estudar artigos e conteúdos que falem sobre a ferramenta e que poderão ajudar e muito você a criar anúncios mais assertivos.

Em seguida, você precisa fazer um planejamento estratégico de tudo que pretende, ou seja, que tipo de anúncio vai fazer e onde deseja que ele seja veiculado, por exemplo. Pense e avalie quais metas deseja alcançar e também o orçamento que tem disponível para buscar bater estes objetivos traçados.

Estude bem o seu público e comece a riscar as palavras-chaves que serão interessantes usar para chegar até este cliente em potencial que deseja alcançar. Todos estes passos e principalmente o estudo do mercado e do seu público serão fundamentais para que os seus anúncios proporcionem o resultado esperado.

Será que estou obtendo resultados com minha campanha no Google Ads?

Para avaliar seus resultados você precisará se atentar a algumas métricas importantes. A Taxa de Conversão, por exemplo, é uma métrica importantíssima para analisar os resultados de uma campanha. O seu cálculo deve ser feito dividindo o número de conversões alcançado pela quantidade de visitas X 100.

O ROI (Retorno do Investimento da Campanha) tem a função de medir o lucro ou o prejuízo de cada estratégia utilizada pela empresa e o seu cálculo se baseia na seguinte fórmula:

ROI = retorno – custo do investimento / custo do investimento X100

Você também deve acompanhar o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) que é calculado com base no valor total investido na campanha (divulgação, marketing, criação de material, etc) dividido pelo número de aquisições que a campanha obteve de resultados.

Já o Ticket Médio é calculado através do valor total de vendas dividido pelo número de clientes que compraram de você.

Com os resultados dessas métricas já é possível analisar o andamento da sua campanha e verificar os resultados positivos e negativos.

Mas se ainda assim, isso tudo for muito confuso para você, recomendamos que contrate os serviços de uma agência especializada e certificada pelo Google para cuidar de suas campanhas.

É necessário um acompanhamento diário para ver o que está funcionando e o que não está e imediatamente tomar ações para melhorar os resultados destes anúncios que não estão performando bem.

Neste caso, nada melhor do que contar com profissionais focados o tempo todo nos resultados do seu negócio.

Pontos importantes para analisar antes de liberar uma campanha no Google Ads

Existem ainda alguns pontos a serem analisados para que sua campanha no Google Ads seja bem sucedida. Erros, por vezes mínimos, podem prejudicar o andamento da sua campanha, minimizando resultados, fazendo com que você desista do Google Ads.

Confira a localização dos seus clientes e anuncie para eles. Não adianta anunciar para o Rio de Janeiro se a sua empresa está localizada em São Paulo e não tem condições de atender esta região do Rio de Janeiro, por exemplo;

  • Somente anuncie produtos que estejam disponíveis na loja virtual e que o link do anúncio direciona exatamente para a página do produto/serviço;
  • Caso alguma informação seja alterada, não esqueça de atualizar as informações do anúncio, juntamente com as informações do site;
  • Como o volume de contato poderá aumentar durante a veiculação do anúncio, programe-o para que seja veiculado no mesmo horário em que você puder fazer o atendimento;
  • Direcione a URL diretamente para o produto ou serviço anunciado. Quanto mais páginas o cliente precisar clicar para procurar o produto, menor será a sua taxa de conversão;
  • Utilize palavras-chave de acordo com o produto ou serviço a ser anunciado, analise as palavras-chave que mais convertem para o seu site, utilize a palavra-chave dentro do anúncio preferencialmente no início do texto, atente-se aos termos que os usuários estão utilizando para pesquisar sobre o produto/serviço;
  • Verifique as palavras-chave que estão sendo pesquisadas, mas que não estão convertendo, considere-as como palavras negativas e retire da sua lista;
  • Faça anúncios diferenciados para testar quais opções estão gerando mais resultados para a sua campanha;
  • Instale e configure corretamente o Código de Acompanhamento do Google Ads para receber todas as informações sobre sua campanha;
  • Utilize corretamente o Remarketing para aproveitar oportunidades com baixo investimento;
  • Mantenha sua conta no Google Ads configurada e ativa, para evitar paralisação de campanha e falta de créditos;
  • Deixe as configurações de acordo com o idioma do usuário que pretende atingir na campanha;
  • Analise o desempenho em multiplataformas e exclua as que não estiverem dando resultados;
  • Ao investir valores baixos, tenha em mente que o retorno também será. Não espere grandes resultados de conversão!

Regras e boas práticas para Campanhas no Google Ads

Para criar um anúncio em Rede de Display:

  • Não utilize planos de fundo animados, com efeitos e muito menos prints de outros anúncios;
  • As imagens utilizadas no anúncio deverão estar de acordo com o anúncio;
  • Atente-se para as medidas corretas especificadas pelo Google, assim você não correrá riscos de ter o anúncio reprovado;
  • O conteúdo deverá ser próprio, objetivo e claro. Nada de copiar seu concorrente.

Para criar um anúncio em Rede de Pesquisa:

  • As palavras-chave deverão estar no título e no texto;
  • Indicar a URL correta que direcione exatamente para onde o anúncio quer enviar;
  • Utilize grupos de palavras-chave variados;
  • Crie sempre um conteúdo relevante para atrair o cliente para o seu site, usando títulos com base no interesse de pesquisa do usuário.

Dicas Bônus para suas Campanhas de Google Ads

Utilize o Google Analytics para analisar os dados comportamentais do consumidor. A estrutura do texto poderá auxiliar em como o cliente enxerga o anúncio e testar diversas opções poderá ajudar na criação de um texto certeiro, que atraia a atenção do cliente.

Após a veiculação da campanha, é interessante fazer a mensuração da taxa de conversão, verificar os problemas e oportunidades da campanha e executar melhorias, verificar as palavras negativas para melhorar a taxa de cliques da campanha e otimizar as páginas ou landing pages usadas para melhor conversão.

Atente-se ao Índice de Qualidade do Google, pois é através dele que pode-se ver o preço por clique e o posicionamento do anúncio. Ele é contabilizado de 1 a 10. Procure manter no ranking próximo de 10.

Tão importante quanto, o CTR ou simplesmente taxa de clique avalia o quanto o seu anúncio é exibido nos buscadores e quantas vezes ele é clicado. Fique atento!

A página de destino para o qual o usuário será encaminhado ao clicar no link do anúncio também deverá ter conteúdo relevante e original, ser transparente com as informações e ter uma navegabilidade de carregamento boa, pois a experiência do usuário precisará ser incrível para que ele se sinta motivado a continuar navegando no site e efetue compras.

Assim, use elementos para que o produto/serviço seja atrativo para o usuário, pois quanto mais conversão de leads você tiver, mais oportunidades de negócios sua empresa terá.

Que tal contar com a ajuda de uma agência certificada pelo Google?

Como visto, não é tão simples como parece administrar uma campanha no Google Ads.

Você até conseguirá criar uma campanha com o auxílio de conteúdos disponibilizados aqui em nosso site mesmo, mas temos que te avisar que existem muitas peculiaridades que aparecem no decorrer do caminho que vai exigir a experiência na área para solucionar.

Por isso, vale a pena investir em uma agência especializada e certificada pelo Google para cuidar de suas campanhas.

Contando com a ajuda de profissionais, você terá um direcionamento muito mais assertivo sobre o valor ideal para investir e terá as melhores estratégias, conquistando automaticamente melhores resultados.

Além disso, terá uma equipe 100% focada nos resultados de suas campanhas, acompanhando diariamente os números e intervindo imediatamente quando necessário nas campanhas.

Quer saber mais sobre como nossa equipe pode te ajudar? Entre em contato conosco,   será um prazer ajudar sua empresa a buscar um próximo nível!

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Operação Central

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