Marketing Digital funciona para pequenas empresas

Diante de alguns mitos sobre este tipo de divulgação, muitos empresários ficam com a dúvida se o marketing digital funciona para pequenas empresas.

Como tudo tem se tornado digital, com processos realizados pela internet e aplicativos que facilitam o dia a dia de todo mundo, fica difícil não estar conectado.

E dessa forma, as pequenas empresas precisam adaptar o seu negócio e investir em marketing digital, porém grande parte dos empresários acreditam que por serem pequenos não teriam resultados, o que não é verdade.

Enquanto você está aí pensando se o marketing digital funciona para pequenas empresas, o seu concorrente está trabalhando estratégias digitais e chegando muito mais rápido naquele seu cliente em potencial.

Então, se você ainda tem dúvidas se o marketing digital funciona para pequenas empresas, este artigo pode te ajudar. Confira!

Por que Marketing Digital?

O mercado de marketing pela internet está crescendo e, atualmente, não é focado somente em usuários que utilizam o computador para acesso.

Os dispositivos móveis como tablets e smartphones já possuem mais de 70 milhões de usuários acessando a internet 24 horas por dia.

Com o marketing digital, você pode se aproximar do seu público, reforçar a presença online e através do relacionamento criar estratégias que estejam alinhadas ao perfil desse cliente.

E para planejar essas ações, nada melhor do que uma agência especializada em marketing digital para criar um bom planejamento de estratégias que ajudarão a sua empresa a entender o funcionamento de cada canal e todas as possibilidades para colocar a sua empresa na internet.

Dentro desse planejamento, serão trabalhados os objetivos e metas que a empresa quer alcançar e também qual o valor de investimento que será disponibilizado para essas ações.

Lembrando que todo o planejamento é realizado com base nas informações da empresa, como público-alvo, mercado de atuação, concorrentes, produto, etc.

A interação entre empresa e cliente aumenta o engajamento, cria possibilidade do público enxergar o valor do produto ou serviço que seu negócio oferece, facilitando a conversão de vendas.

Dentro de um mundo de possibilidades que a internet oferece, existem táticas de abordagem que são vitais para o sucesso da sua estratégia digital. Confira!

Estratégias digitais para pequenas empresas

Hoje, independente do tamanho da sua empresa, seja você empreendedor que está iniciando, ou dono de uma pequena ou microempresa, há estratégia adequada para o seu ramo de negócio e que dá resultado.

Pense em como a sua empresa pode ter uma visibilidade maior, ter novas oportunidades de negócios e conquistar mercados antes não explorados.

Com esse pensamento, muitos empresários têm buscado métodos e ferramentas que beneficiem o seu negócio.

Como falamos anteriormente, o planejamento de marketing digital é realizado com base nas informações da empresa.

Tendo em vista isso, alguns pontos são imprescindíveis para beneficiar o sucesso da estratégia escolhida pela sua empresa na hora de traçar as ações:

  • Público-alvo: saber segmentar o público-alvo da sua empresa ajudará a criar um conteúdo que seja interessante para esse cliente e tornar o direcionamento da comunicação mais eficaz;
  • Credibilidade: ter propriedade naquilo que você fala, escreve e compartilha faz com que a imagem da sua empresa seja estabelecida, passando credibilidade e confiança ao cliente;
  • Presença online: estar onde o seu cliente está, produzir conteúdo relevante e ser visto são passos que você deve dar para que sua empresa se destaque e conquiste uma posição na internet;
  • Planejamento: o marketing digital pode ser utilizado por qualquer empresa e é planejado de acordo com a necessidade de cada negócio;
  • Ferramentas de marketing digital: ajudam a automatizar as tarefas, otimizam o tempo de execução de ações manuais e agilizam os processos de marketing digital da sua empresa;
  • Fidelizar clientes: manter contato com os clientes, mesmo aqueles que não compraram nada, mas que ainda estão no processo de compra, contribui para a fidelização deles.

Benefícios do marketing digital para pequenas empresas

Já imaginou o quanto a sua empresa pode lucrar ao colocar em prática um planejamento com estratégias digitais?

Uma campanha bem estruturada pode gerar grandes resultados para o seu negócio. O marketing digital para pequenas empresas oferece oportunidades nunca exploradas antes com o marketing convencional.

Além disso, o digital oferece chances de conseguir o retorno do investimento, muito mais rápido do que se você investir em uma divulgação impressa, por exemplo.

Veja alguns benefícios do marketing digital para pequenas empresas:

  • Diversas possibilidades para atrair clientes de qualquer lugar do Brasil;
  • É versátil, pois permite que o investimento em ações digitais seja realizado de acordo com o orçamento disponível;
  • Facilidade em analisar resultados de cada campanha e saber o que está dando certo ou não, pois ele é facilmente mensurável e ajudam a calcular o Retorno de Investimento (ROI);
  • Pode ser segmentado de acordo com o interesse dos públicos da sua empresa;
  • Dá resultados de maneira orgânica;
  • Aumenta a audiência da sua empresa, ajudando na criação de lista de clientes;
  • Excelente custo-benefício, que proporciona ótimos resultados de campanha;
  • Pode ser aplicado em qualquer empresa, de qualquer segmento, independente do faturamento ou investimento.

O marketing digital para pequenas empresas funciona muito bem. Mas para isso reforçamos que deve-se ter um plano de ação bem traçado e bem projetado, com todas as metas que o seu negócio pretende alcançar.

E claro, é importante ter acompanhamento de especialistas para que as estratégias sejam sempre revisadas, visando buscar melhores resultados.

O que você deve fazer para começar a aplicar o marketing digital?

Antes de mais nada, você deve ter o auxílio de uma agência de marketing digital, que fará o planejamento e acompanhamento de todas as implementações para melhorar os resultados da sua empresa.

Uma das estratégias mais utilizadas é o marketing de atração, que atua com a produção de conteúdos que sejam de interesse do público e que podem solucionar problemas, despertando o seu interesse.

Quando o cliente começa a acompanhar os conteúdos, nasce um relacionamento com a empresa e vai se fortalecendo a confiança do cliente.

Deve-se nutrir esse relacionamento criando conteúdos relevantes, que podem ser em forma de posts em blogs, redes sociais, e-books, aulas online, vídeos no Youtube, etc.

Ter um site bem posicionado e otimizado fará com que esse conteúdo seja encontrado pelo cliente, aumentando a visibilidade da empresa.

Uma maneira de atrair os clientes com mais facilidade é através do Google Ads. É possível criar campanhas de Links Patrocinados tanto no Google quanto em sites parceiros da plataforma.

Ele tem um alto poder de alcance, mesmo que o investimento seja baixo. O Google não tem valor mínimo de investimento, então independente do tamanho da sua empresa, pode apostar no Google Ads, que não tem erro.

Dicas Importantes sobre Investir no Marketing Digital

Ter uma persona para cada público facilita a interação com o cliente, pois os conteúdos e toda a comunicação são totalmente personalizadas e focada na necessidade do público e desta forma, ocorre a identificação com a empresa, aumentando as chances de conversão.

Qualificar os clientes em potencial também ajuda na conversão de vendas, pois saber o estágio da jornada de compra em que ele está facilita a oferta do produto certo, no momento certo.

Por isso é importante contar com especialistas que saberão aplicar estratégias que realmente funcionem para o negócio.

É importante desenhar uma jornada, ter ferramentas que auxiliem na automação das vendas e claro o suporte de experts que já sabem o que funciona e o que não funciona na hora de criar campanhas digitais.

Se você possui uma equipe interna e quer treiná-la para trabalhar com o marketing digital, ter uma Consultoria de Marketing Digital é a melhor solução, já que sua equipe estará pronta para criar estratégias que darão resultados para sua empresa.

Mas, se você não possui uma equipe e também não tem tempo para aplicar isso sozinho, há uma outra chance de explorar este mercado.

É possível contratar profissionais especializados em Campanha de Vendas Online que podem criar e aplicar estratégias focadas no seu negócio.

Assim, você não precisa se preocupar com nada, e mesmo que você não tenha conhecimento algum na área, a campanha vai rodar.

Contrate uma agência especializada em marketing digital para pequenas empresas

Às vezes, administrar uma empresa e criar estratégias de marketing digital que aumentem as vendas pode ser um grande desafio para um empresário.

Fazer tudo isso toma muito tempo, que anda curto e apertado ultimamente.

Nessas horas, ter o auxílio de profissionais especializados em vendas online pode ser uma ótima alternativa para o seu negócio.

Somos especializados em vendas online e temos uma equipe capacitada para criar estratégias focadas nos objetivos da sua empresa.

Entre em contato conosco e comece agora mesmo a aumentar suas vendas e explorar todas as possibilidades que o digital oferece, mesmo que você seja uma pequena empresa.