O poder das campanhas virais

O poder das campanhas virais

O marketing dispõe de diversas estratégias de sucesso capazes de derrubar qualquer barreira que esteja impedindo o crescimento de uma marca. Entre tantas técnicas, o marketing viral vem conquistando milhares de pessoas de uma forma criativa e ousada. Algumas empresas não têm ideia do poder das campanhas virais e o que elas podem proporcionar para o negócio, quando bem elaboradas.

Encantar o cliente em um mundo cheio de novidades a cada minuto e despertar nele o desejo de compartilhar com outros usuários algo a respeito de uma empresa, produto ou serviço é um grande desafio.

Um desafio que envolve muita pesquisa para identificar e aplicar em suas campanhas e estratégias empresariais as necessidades do público-alvo e quem vem acompanhado de muitos benefícios para a marca.

Como surgiu o marketing viral?

Como surgiu o marketing viral

O conceito de viral já existe há bastante tempo e era representado antigamente pelas conversas e ideias que eram trocadas entre as pessoas no trabalho, no mercado, nas ruas, onde espontaneamente falavam sobre um produto ou serviço para outras pessoas, que falavam para outras pessoas e assim sucessivamente.

Hoje, essa rede de contatos não é mais ao vivo e sim digital, porém a forma de disseminação continua a mesma, com uma grande diferença que o alcance das mídias digitais é enorme, fazendo com que uma mensagem viaje pelo mundo todo em questão de horas.

Para atingir esse objetivo é preciso criar estratégias que encorajem e despertem o desejo no público-alvo em compartilhar com a sua rede de contatos.

O que é uma campanha viral?           

O que é uma campanha viral

Basicamente, o conceito de campanha viral refere-se à produção de conteúdo de qualidade e relevante para o público.

Na prática, as pessoas visualizam determinado conteúdo de uma empresa já produzido com intuito que se torne viral, curtem, se encantam e compartilham essa informação nas redes sociais, fazendo com que em questões de minutos essa mensagem já tenha sido visualizada e compartilhada por milhares de pessoas.

Para uma marca, é fascinante poder observar clientes realizando um trabalho voluntário de comunicação para a empresa, “contaminando” outros usuários em benefício da marca.

5 Dicas para criar uma campanha viral

Dicas para criar uma campanha viral

  1. Mantenha os pés no chão: É preciso ter em mente que esse trabalho será sempre uma aposta da equipe e nunca haverá garantia que se tornará viral. Isso porque depende muito da resposta do público, se irão se interessar e passar adiante.
  2. Desperte o desejo: Venda a necessidade e o desejo do seu cliente, isso fará com que ele se identifique, facilitando as possibilidades de compartilhamento com a sua rede de contatos.
  3. Seja criativo: Use conteúdos criativos e interessantes, que despertem a atenção e curiosidade dos usuários. Os vídeos, imagens e memes são ótimas estratégias, pois são mensagens que são visualizadas rapidamente, até mesmo pelos usuários que não tem muito tempo para navegar na rede.
  4. Surpreenda: O público gosta de novidades, então produza conteúdos que cause surpresa, seja inesperado e ao mesmo tempo seja bem humorado e contagiante. Os conteúdos “fofos” também são bem cotados e muito queridos nas redes sociais.
  5. Incentive o compartilhamento: Criar ações que incentivem a participação dos usuários, como um simples pedido de compartilhamento, proporciona interatividade e uma aproximação natural e espontânea com a sua marca. Se você busca ações em massa, aproveite o público das redes sociais mais acessadas no mundo como Youtube e Facebook.

O que não vale fazer no marketing viral

O que não vale fazer no marketing viral

Alguns pontos devem ser levados em conta pela equipe que cuida das ações de marketing nos canais digitais. Confira os alertas sobre o que não vale fazer em uma campanha viral:

  • Não insista: Colocar uma divulgação de forma maçante pode surtir um efeito contrário, incomodando os usuários e criando uma imagem negativa para a empresa. Uma campanha com objetivo viral deve ser inteligente e criativa a ponto de ser divulgada de forma sutil e sem pressão.
  • Não crie barreiras: Colocar pedido de e-mail ou qualquer outra informação para somente depois liberar acesso ao conteúdo pode fazer com que as pessoas desistam no caminho, tenha cuidado.
  • Cuidado com o conteúdo: Não cabem piadinhas para assuntos como violência, acidentes, suicídios, preconceitos, entre outros. Esse tipo de comunicação não soa positivo para a imagem de uma empresa que respeita assuntos sérios como esses.

Como visto, não há mistérios em usar uma comunicação focada em engajar e entreter um número expressivo de público com apenas uma campanha. O marketing viral é o resultado de muitas horas de dedicação e trabalho de uma equipe que pesquisa e entende o que o seu público precisa.

Explorar os canais digitais já é o primeiro passo para o sucesso de uma campanha, seja ela com intuito viral ou não.  Assim, seja criativo e use conteúdos relevantes e diferenciados para entreter e fidelizar seu público-alvo que o sucesso será consequência!

Se você tiver dúvidas em como planejar uma campanha viral para sua empresa, entre em contato com a Agência Lab, uma agência de marketing digital especializada em serviços online para sua empresa alcançar ótimos resultados.