Políticas e Regras para anunciar no Google AdWords

Políticas e regras para anunciar no Google AdWords

Sabemos que autônomos, empresários, empresas ou qualquer pessoa que queira divulgar seu negócio, sejam eles produtos ou serviços, podem anunciar no Google AdWords. Mas para que isso aconteça sem problemas e para aproveitar os benefícios que a ferramenta oferece da melhor forma possível, é necessário seguir algumas políticas e regras estabelecidas.

Existem certos tipos de produtos que não podem ser anunciados, pois o Google busca oferecer sempre uma experiência eficaz e de excelência para seus usuários. Com sua política de publicidade no AdWords não é diferente. A seguir conheceremos mais a fundo essas regras e quais são os produtos proibidos.

As políticas do Google AdWords abrangem 4 grandes áreas, que se dividem por:

  • Conteúdo Restrito: São conteúdos que podem ser anunciados, porém com limitações a serem seguidas.
  • Conteúdo Proibido: Conteúdos que não podem ser promovidos nem anunciados nas redes do Google.
  • Práticas proibidas: São algumas ações que o anunciante não pode realizar se quiser que suas campanhas se mantenham ativas e funcionem corretamente no AdWords.
  • Editorial e técnico: São diretrizes a seguir visando a qualidade do anúncio e do site de destino.

Para entender melhor, iremos subdividir essas áreas e explicar mais a fundo cada uma delas:

Conteúdo Restrito

Conteúdo restrito

Temas que podem ser abordados, porém devem seguir especificações e limitações de acordo com as leis de cada país e região.

Jogos de azar

Alguns exemplos que são relacionados a jogos de azar e que podem ser anunciados, porém com limitações e restrições são: bingo, cassinos físicos, lugares para a prática de pôquer, loterias, material didático para jogos de cassino. Ao lidar com essa temática, os anunciantes deverão seguir as seguintes diretrizes:

  • Não direcionar as atividades para um público menor de idade.
  • Sanar os requisitos de licenciamento dos locais onde todos os produtos e serviços relacionados a jogos de azar acontecerão.
  • Mostrar claramente o conteúdo sobre jogos de azar responsáveis.
  • Receber uma pré-autorização do próprio Google para poder promover qualquer assunto relacionado a jogos de azar.

Conteúdos protegidos por direitos autorais

Conteúdos protegidos por direitos autorais são restringidos pelo Google. A única forma de conseguir anunciar esse tipo de produto é enviando para eles a documentação de direitos autorais que provam legalmente que o conteúdo pode ser divulgado pelo anunciante.

Conteúdo designado a adultos (teor sexual)

Alguns exemplos de conteúdo adulto regulares porém limitados/restritos são: revistas para adultos, sites de encontros, remédios para melhorar desempenho sexual, brinquedos sexuais, clubes de strip-tease. Ao lidar com essa temática, os anunciantes não poderão:

  • promover conteúdo sexualmente explícito.
  • Direcionar qualquer produto ou serviço para menores de idade.
  • Promover encontros ou sites de relacionamento que visam fornecer atos sexuais em troca de remuneração.

Regras para anúncios - Bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas

Alguns exemplos de bebidas alcoólicas que podem ser anunciados porém com limitações/restrições: cerveja, vinho, saquê, champanhe, bebidas destiladas sem álcool, cerveja sem álcool. Ao lidar com essa temática, os anunciantes não poderão:

  • Direcionar e promover os produtos e serviços para menores de idade.
  • Associar o consumo de bebidas alcoólicas à condução de veículos, máquinas ou qualquer atividade que exija atenção.
  • Retratar de qualquer forma que o consumo de bebidas alcoólicas em excesso traga algum benefício.
  • Sugerir que o consumo de bebida alcoólica traga qualquer tipo de benefício, ou que melhore desempenho de concentração, sexual, intelectual, vida social, saúde e etc.

Marcas registradas

Os nomes e palavras protegidas não podem ser anunciados se já foram verificadas pelo Google. A única maneira é enviando documentação legal que prove a legalidade da licença para anunciar tal marca.

Regras para anúncios - Fármacos

Conteúdo relacionado à saúde

Alguns exemplos de conteúdos relacionados à saúde que podem ser anunciados porém com limitações ou restrições: farmácias on e off-line, medicamentos sem e com prescrição médica, informações sobre medicamentos, produtos e serviços para gravidez e fertilidade.

Ao lidar com essa temática, as restrições variam de acordo com cada produto/serviço e de acordo com o país e região que o anunciante segmentará. Alguns suplementos farmacêuticos por exemplo, não podem ser anunciados em lugar nenhum. Nesse caso, também pode ser necessário obter uma pré-autorização do Google para anunciar esse tipo de conteúdo.

Conteúdo político

Alguns exemplos de conteúdos políticos que podem ser anunciados porém com limitações/restrições: promoção de candidatos, defesa da questão política, promoção de partidos políticos. Ao lidar com essa temática, os anunciantes deverão seguir as seguintes regras:

  • Respeitar os “períodos de silêncio” das eleições.
  • Requisitos do Google em cada país.
  • Leis aplicáveis em qualquer região segmentado pela campanha.

Conteúdo Proibido

Conteúdo proibido

São temas que, sob nenhuma circunstância, podem ser promovidos e anunciados pelas redes do Google.

Conteúdo ofensivo ou impróprio

Também não é permitido anunciar conteúdo que seja ofensivo e aborde racismo, violência, intolerância religiosa, sexual ou política. Alguns exemplos: imagens de acidentes ou cenas de crime, crueldade contra animais, assassinatos, bullying, discriminação racial ou qualquer tipo de discriminação e preconceito, chantagem, venda de animais em extinção.

Produtos falsificados

Produtos de origem duvidosa, réplicas e falsificações não podem ser anunciados no AdWords. Além de serem ilegais, copiam a identidade e características únicas que cada marca possui.

Regras para anúncios - Cigarros

Produtos e serviços Perigosos

O Google não autoriza a divulgação de conteúdo que prejudique a saúde ou possa causar danos, ferimentos ou qualquer outra condição nesse sentido. Exemplos desse tipo de produto que não podem ser anunciados:

  • Materiais explosivos e fogos de artifício;
  • Tabaco e cigarros;
  • Drogas recreativas;
  • Equipamentos que compõe ou facilitam o uso de drogas;
  • Armas e munições.

Produtos e serviços associados a fraude

Não é possível anunciar no Google, conteúdo que esteja ligado a condutas fraudulentas. Exemplos são:

  • Falsificação de documentos.
  • Sites para hackear softwares e informações em geral.
  • Serviços que aumentam artificialmente o tráfego de sites ou de anúncios.
  • Serviços de falsificação acadêmica ou facilitações de trabalhos acadêmicos.
  • Produtos para obter serviços a cabo gratuitamente.

Práticas Proibidas

Práticas proibidas

São ações que visam trapacear ou burlar o sistema de política de publicidade do Google através de anúncios e sites maliciosos.

Coleta e uso irresponsável de dados

As informações dos clientes que serão coletados no processo de leads e conversões, como nome, gênero, etnia, religião, número de RG, CPF, e-mail, telefones e etc., devem ser protegidas e confidenciais para a empresa. O processo da realização de compras também deve ser seguro e licenciado pelos órgãos responsáveis. Exemplos de coleta e uso irresponsável de dados:

  • Receber informações de cartão de crédito em um servidor sem segurança.
  • Promoções dizendo conhecer informações pessoais e financeiras do público.
  • Expor sem autorização prévia qualquer dado pessoal de algum cliente.

Regras para anúncios - Declaração falsa

Declarações falsas sobre si próprio, serviços e produtos

O Google não quer que os usuários se sintam enganados por seus anúncios. Por isso veja alguns exemplos do que não se deve fazer:

  • Promoções que não representam os produtos, serviços e preços de forma realista e sincera.
  • Omissão de dados de faturamento.
  • Informações enganosas sobre perda de peso e ganhos financeiros.
  • Ofertas que nãos estão mais disponíveis.
  • Não apresentação de números fiscais e licenças.
  • Promoções que obriguem o usuário a realizar uma ação de compra, fazer download ou assumir qualquer compromisso sem ser por vontade própria.

Abuso da rede de anúncios

O Google sempre prioriza levar conteúdo de qualidade e relevante para o usuário, ele quer mostrar exatamente o que estão buscando. A empresa leva isso muito a sério e penaliza severamente quem tenta burlar sua política de publicidade. Veja alguns exemplos de práticas não recomendadas:

  • Anúncios que direcionam para páginas de destino com tema diferente do anúncio (páginas irrelevantes).
  • Anúncios que tentam burlar o sistema de revisão ou qualquer regra e política do Google.
  • Promoção de conteúdo malicioso.
  • Anúncios que apenas visam mostrar outros anúncios na página de destino.
  • Anúncios que visam exclusivamente ou principalmente ganhar apoio de usuários nas redes sociais.

Requisitos editoriais e técnicos

Requisitos editoriais e técnicos

Ainda pensando na qualidade e na boa experiência do usuário, o Google criou um conjunto de requisitos editoriais para que seus anúncios fiquem visualmente agradáveis, de fácil interpretação e interação, aparência profissional, que sejam úteis e bem relevantes. Veja a seguir os tópicos que guiam os requisitos técnicos:

Pontuação e símbolos

Usar pontuação excessiva ou usar pontuação apenas com a intenção de chamar atenção do usuário não é permitido. Alguns exemplos do que não é permitido:

  • Ponto de exclamação no título do anúncio.
  • Símbolos não padrão, como asteriscos (**) , linhas verticais (||).
  • Pontuação e símbolos repetidos (???) ou (!!!).

Uso de letras Maiúsculas

Não é permitido o uso excessivo de letras maiúsculas, ou seja, palavras ou frases inteiras escritas dessa forma serão reprovadas. Para exemplificar: “APROVEITE NOSSOS DESCONTOS”, “FRETE GRÁTIS”, ou intercaladas como: “CoNfIrA”, “COmPRe cARrOs”.

Existem palavras com exceções e que podem ser escritas apenas com letras maiúsculas, como: TV, DVD, IBGE, EUA, e até mesmo marcas registradas que utilizam no seu nome composições com letra maiúscula.

Regras para anúncios - Clique aqui

Padrões profissionais

Os anúncios devem estar escritos de forma correta e sem erros ortográficos e gramaticais. Veja alguns exemplos para não se fazer:

  • Frases genéricas como “Clique aqui” não podem ser usadas.
  • Repetições exagerada de palavras e frases;
  • Usar espaçamento incorreto na escrita das palavras para tentar chamar atenção dos visitantes. (A P R O V E I T E);

A exceção desse caso é: apenas marcas registradas que sempre utilizam seus nomes nas formas que são restringidas poderão utilizar as palavras sem serem reprovadas.

Requisitos técnicos

São exigências e padrões que devem ser seguidos e feitos nos anúncios, como:

  • Limite de tamanho de imagem, duração de vídeo, proporções;
  • Limite de caracteres no título e no corpo do anúncio.

Essa foi uma visão geral das políticas e regras do Google AdWords. Seguindo todos esses passos você poderá criar campanhas sem nenhum problema. Se ficou com alguma dúvida ou queira saber mais, entre em contato com os profissionais da Agência LAB, uma agência de marketing digital certificada e parceira do Google que oferece serviços de acordo com todas as regras e políticas de publicidade descritas acima.