Por que seus anúncios no Facebook não convertem

Trabalhar com campanhas nas redes sociais é uma ótima opção para quem está começando a investir em marketing digital. Elas são ótimas ferramentas para alavancar as vendas e se você já investiu e não ficou satisfeito, esta deve ser a sua grande dúvida: por que seus anúncios no Facebook não convertem?

A maioria que não se dá bem, acaba desistindo de investir nessas frentes pois não conseguem alcançar resultados positivos.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre alguns erros cometidos na hora de criar um anúncio e explicaremos como você pode mudar os resultados que não foram tão positivos.

Saiba segmentar corretamente o seu público

Este fator é um dos responsáveis por fracassar muitas campanhas de anúncios. Hoje, a rede social já possui mais de 2,2 bilhões de usuários online todos os meses e dessa forma, é quase impossível afirmar que pelo menos 10% do seu público-alvo em potencial não tenha um perfil nela.

A plataforma permite criar anúncios muito bem segmentados, onde você pode escolher inclusive datas e meses específicos.

Por exemplo, se você tem uma loja de camisetas personalizadas, poderá segmentar para que o anúncio seja direcionado apenas para o público que faz aniversário em determinado mês. Isso faz com que o cliente se sinta especial e único.

Mas, por outro lado, esse recurso também pode prejudicar sua campanha, pois não saber segmentar corretamente os clientes em potencial pode trazer pessoas desinteressadas em seu produto e o custo do anúncio ficará bem alto.

Veja algumas informações importantes que vão te ajudar a definir o perfil ideal do seu cliente:

  • Idade
  • Gênero
  • Idioma
  • Interesses
  • Localização

Esses e outros dados podem ser encontrados no Facebook Audience Insights.

A má segmentação é apenas um dos motivos pelos quais os seus anúncios  no Facebook não convertem. Mas não se preocupe, pois a lista continua.

Escolha a campanha correta para o seu objetivo

Dentro do Facebook Ads, você pode escolher entre 12 tipos de campanhas diferentes para o seu negócio.

Normalmente, o próprio sistema da rede social direciona os seus anúncios para pessoas com maior chance de conversão, caso você escolha a opção “conversões no site”.

Se isso acontecer, vai transformar o seu orçamento inicial em um alto valor inesperado, já que é cobrado por impressão quando o anúncio é de conversão e muitas vezes as pessoas clicam sem querer no link.

Ao analisar o orçamento, caso a primeira opção esteja com valor muito alto, escolha a campanha “cliques para o site” para que a plataforma direcione o seu conteúdo para aquelas pessoas que tenham maior probabilidade de clicar.

Cuidado com plágio

Para ser criativo na hora de elaborar um anúncio não precisa de muito, porém, isso não significa que ele não mereça atenção e dedicação. Você não pode sair por aí copiando exatamente as mesmas palavras do concorrente.

Muitos anúncios no Facebook não convertem porque são irrelevantes. Isso faz com que ele passe despercebido pelo público, reduzindo suas chances de conversão.

Assim, seu anúncio deve ter uma chamada de atenção que realmente desperte interesse no público. Deste modo, fique atento às necessidades da galera que deseja atrair combinado com a promessa do que está entregando para que o público certo seja atraído.

Atenção ao anunciar durante grandes eventos

Obviamente que durante grandes eventos como a Copa do Mundo por exemplo, o volume de pessoas conectadas é bem maior do que um dia normal.

Este pode ser aquele momento onde você até consegue alcançar muitas pessoas ao mesmo tempo, porém, primeiro precisa entender que elas são curiosas, principalmente nas redes sociais e isso pode te fazer gastar todo o orçamento em poucos minutos.

Busque atingir um público relevante, mesmo que seja pequeno, porque isso melhora a sua performance.

O cliente é atraído dentro de uma fração de segundo e se ele achar que é irrelevante, vai partir para outra empresa e os seus anúncios não vão converter.

Aposte no design das imagens

Imagens com mais de 20% de texto são automaticamente bloqueadas pela plataforma do Facebook Ads. Em poucos casos ela até pode ser aprovada, porém terá uma baixa relevância para o público, além de ter um custo mais alto.

Quando estiver criando sua campanha, não esqueça de manter as cores da sua identidade visual, para que o público ao clicar e cair no seu site, página de captura e página de vendas, se sinta seguro para continuar, por “reconhecer e entender” que trata-se de uma empresa idônea.

Além disso, pense no usuário, imagine a experiência dele ao se deparar com seu anúncio e entenda quais seriam os motivos pelos quais a imagem passaria sem despertar o interesse.

O “menos é mais” é muito importante nessas horas!

Como fazer meus anúncios converterem mais

Para você entender melhor, a conversão acontece quando você vende ou capta o cadastro do cliente. Isso vai depender da necessidade e estratégia de cada empresa.

Então depois de criar sua campanha você pode direcionar os clientes para o seu site, página de produto, formulário de cadastro ou página de captura.

Uma dica super importante é: quando o seu anúncio for de algum produto específico, coloque exatamente o link da página dele, para evitar que o cliente desista de procurá-lo ou perca muito tempo vendo outras coisas e vá embora sem comprar nada.

Se você for utilizar uma página de captura, deixe ela harmoniosa, caprichando nos elementos usados, botões visíveis e de fácil navegação.

Quando uma página demora muito para carregar ou tem muita informação, acaba passando uma imagem amadora, o que gera desconfiança.

Pense no esquema de cores, textos em blocos, botões de Call to Action para incentivar os visitantes a dar um próximo passo, etc.

E lembre-se: se seus anúncios no Facebook não convertem, observar cada detalhe é fundamental para chegar nos resultados desejados.

Aprenda a criar anúncios que convertem para alavancar suas vendas

Se você está buscando novas estratégias para alavancar suas vendas, chegou ao lugar certo.

Agora que você descobriu porque seus anúncios no Facebook não convertem, precisa dar o próximo passo e fazer algumas mudanças.

Dedicar-se para planejá-las da maneira correta vai trazer muitos resultados, independente do seu segmento.

Porém sabemos que todas estas estratégias demandam tempo e conhecimento. Então, se você ficou com dúvidas ou quer um auxílio para criar sua campanha, entre em contato conosco e converse com nossos especialistas em marketing digital.

Será um prazer ajudar a criar novas estratégias para o seu negócio e ajudar sua empresa a crescer. Esperamos seu contato!