Web Analytics
Web Analytics é o termo usado para as técnicas de análises de dados de sites, blog, lojas virtuais, portais, dentre outros. Esses dados colhidos ajudam a entendermos o comportamento dos usuários que visitaram, compraram, leram e até mesmo saíram rápido do site, ou seja, é possível mapear todo o comportamento de quem acessou o site por meio de Web Analytics .
Principais objetivos do Web Analytics
Perfil do visitante: Saber a maior quantidade de informações sobre quem visita seu site é algo que ajuda a entender o comportamento da sua audiência, assim se torna possível tomar ações focadas nas necessidades do público. Seja uma oferta, um artigo, uma condição diferenciada, como a pessoa gosta de ser tratada, etc. Tudo isso é capaz de possível com as técnicas de Web Analytics, o que aumenta as possibilidades para seu negócio.
Planejamento de marketing: Uma das principais perguntas que ouvimos aqui na Agência Lab é, “Em que devo investir, para que o meu negócio na internet venda e gere bons negócios?”. Em certos segmentos, com uma breve análise de mercado, com a bagagem que construímos e com o nosso know how, conseguimos ser bem mais assertivos no inicio de uma ação. Porém toda e qualquer ação deve partir de análises de dados o que torna o investimento mais seguro e rentável.
Web Analytics e suas ferramentas de Análises
Existem diversas ferramentas para fazer um Web Analytics de uma maneira certa e efetiva, podemos citar algumas ferramentas como:
- Google Analytics
- Bing Analytics
- Yahoo! Web Analytics
- Web Master Tools
- Google Trends
- Dentre outras
Google Analytics é a principal ferramenta de Web Analytics
O Google disponibiliza diversas ferramentas para que o seu site tenha a melhor performance possível na web, sendo o Google Analytics uma delas. A ferramenta é gratuita até um certo ponto de usabilidade, o que soluciona mais de 90% dos casos. Já a versão paga, conta com opções de relatórios avançados e maior quantidade de dados.
Para empresas que investem no Google, o Google Analytics é a principal ferramenta de análise que podemos contar para conseguir mapear o comportamento dos usuários. Podemos citar algumas outras ferramentas do Google como:
- Webmaster Tools: Auxilia a seguir os parâmetros do Google e ainda ajuda em algumas análises comportamentais.
- Google Trends: Exibe tendências de pesquisas feitas por usuários, utilizando diversos termos pesquisados em cada região.
- Google Adwords: Planejador de anúncios com palavras-chave, é muito utilizado para estimativas do custo das palavras, quantidade de buscas mensal e até mesmo saber o grau de dificuldade de conseguir resultados com determinada palavra-chave. Confira nossa página especial para mais informações sobre esse recurso.